NORMAS PARA ANAIS


Condição de submissão
Ao enviar seu trabalho para a publicação, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais desta edição. O editor e a comissão científica reservam-se o direito de recusar textos que não se enquadrem nessas diretrizes.

Critérios de seleção
A seleção dos artigos para publicação toma como referência contribuição aos estudos de teoria e crítica literária, originalidade ou tratamento dado aos temas tratados, consistência e rigor da abordagem teórica ou uso de referências críticas que amparem o desenvolvimento das análises – quando for o caso.

Política de parecer
Cada artigo será examinado por pelo menos por dois membros da comissão científica e pelos organizadores da edição, sendo necessário dois pareceres favoráveis para que seja feita a publicação.

Processo de edição
Feita a análise, o editor entrará em contato com o autor via correio eletrônico para comunicar-lhe se o artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, o autor poderá ser solicitado a introduzir eventuais modificações a partir dos comentários contidos nos pareceres ou das sugestões dadas pela comissão científica.

Direitos Autorais
No ato de publicação, o autor mantém os direitos autorais e concede ao evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na edição dos Anais do II CECLIT e na não comercialização do texto.

Política de Acesso Livre
Todos os textos publicados estarão gratuita e livremente disponíveis na internet pública, e qualquer usuário tem a permissão de ler, arquivar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar o texto completo dos artigos, além de ser permitida a indexação, a utilização dos textos como corpora em softwares e qualquer outro propósito, dentro dos limites da lei, sem que haja quaisquer barreiras financeiras, legais ou técnicas da parte da revista.

Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores.

Parâmetros a serem considerados na leitura/apreciação do texto submetido

Relevância
Avalia a novidade e pertinência do tema: determina se a reflexão discute e avança em relação ao que já foi dito a respeito do tema, ou compila ideias anteriores.

Conteúdo
Avalia a fundamentação teórica, analítica e argumentativa, e o diálogo com a fortuna crítica.

Adequação bibliográfica
Avalia se a bibliografia é adequadamente referenciada e discutida no texto, harmonizada e atualizada pela discussão. É necessário que cada um dos itens bibliográficos incluídos nas referências estejam citados no corpo do artigo.

Extensão mínima e máxima
Textos devem ter entre 8 e 15 páginas.

Padrões de formatação do texto

O autor precisa atentar para as seguintes orientações:
1. Utilizar o processador de texto Word for Windows 97-2003.
2. Folha tamanho A4.
3. Margens do texto (todas) 2,5cm.
4. Os trabalhos devem ser apresentados na seguinte sequência: título do trabalho (em maiúsculas, centralizado, em negrito), nome(s) do(s) autor(es) (alinhado à direita), seguido de especificação quanto ao vínculo e instituição a que pertence(m) o(s) autor(es), texto (justificado), notas de final de texto e bibliografia.
5. Subtítulos: sem adentramento, formato maiúscula/minúsucla, numerados em numeração arábica; a numeração não inclui as referências bibliográficas.
6. Os textos devem observar a seguinte formatação:

- Título - Uso de fonte Times New Roman, corpo 14, espaço simples

- Texto - Uso da fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, exceto para as citações com mais de três linhas.

- Citações - Uso da fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples, para as citações com mais de três linhas. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

- As indicações bibliográficas deverão ser especificadas depois da citação no seguinte modelo: (SARAMAGO, 1995, p.28-76)

- A bibliografia, apresentada ao final, deverá conter apenas as obras referidas ao longo do texto e devem seguir as normas da ABNT, a saber:

Para livros, deverá ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Nome da Editora, Data de publicação.

Exemplo: SARAMAGO, José. Memorial do convento. 33. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

Para artigos publicados em revistas e periódicos, deverá ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico, série do periódico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data.

Exemplo: PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada. A Águia, 2. série, Porto, v.1, n.4, p.101-107, abr. 1912.

Não são permitidos tabelas, desenhos, figuras, fotografias ou qualquer outro arquivo do gênero.

Do envio
Os textos devem ser entregues logo no fim da apresentação em CD.

Trabalhos recebidos fora do prazo ou por outras vias serão desconsiderados.